MONFLEX

Cliente: Petrobras

Sistema MONFLEX

Os risers flexíveis são linhas que transportam o petróleo e o gás produzidos dos poços até a plataforma e daí, após o processamento, para navios e/ou para terra. A produção de petróleo em águas profundas no Brasil utiliza em larga escala as linhas flexíveis por possuírem várias vantagens em relação a outras soluções, em especial a grande versatilidade de uso.

À medida que a produção de petróleo ocorre em águas progressivamente mais profundas, mais compridas estas linhas precisam ser, e maiores são os esforços mecânicos sofridos por elas. Além disso, a carga representada pelo peso do riser também aumenta.

Os efeitos desses esforços se concentram principalmente no conector com a plataforma, pois ali há uma transição de rigidez muito grande entre o riser flexível e a plataforma rígida, o que pode levar ao desgaste do equipamento. Portanto, para garantir a integridade estrutural do sistema de produção é fundamental acompanhar de perto a evolução dos esforços mecânicos e seus efeitos no riser.

Principais Objetivos

  • Desenvolver técnicas de monitoramento da integridade de risers flexíveis em plataformas de exploração e produção;
  • Permitir a experimentação, o desenvolvimento e a validação de técnicas variadas de monitoramento;
  • Permitir o monitoramento de risers através de diferentes técnicas baseadas em diferentes tecnologias e diferentes formas de medição;
  • Permitir o planejamento de manutenção e também uma rápida reação em caso de emergências.

Como funciona

O sistema opera em tempo real, funcionando 24h por dia, 7 dias por semana, aplicando diversas técnicas de monitoramento, dentre elas:

  • Televisionamento;
  • Fibra ótica em diversas montagens (MODA e Colar);
  • Permeabilidade magnética;
  • Emissão acústica.

O sistema é extensível, podendo ser adaptado a novos tipos de sensores e tratamentos de dados, sem afetar funcionalidades correntes.

O sistema está em produção desde 2007, monitorando risers de plataformas das Bacias de Campos, do Espírito Santo e de Santos.

O projeto Monflex, além de representar um novo mecanismo para avaliar a integridade de dutos flexíveis, torna o país capacitado a executar serviços com tecnologia de ponta em um mercado ainda pouco explorado. A Minds at Work participa deste projeto, em conjunto com a PETROBRAS e com o Centro de Pesquisa em Tecnologia de Inspeção da PUC-Rio (CPTI).